Sinopse

José Aidos Rocha
Segurança Contra Incêndio em Edifícios Vol. 1

Uma obra com uma acentuada componente pedagógica que visa proporcionar aos leitores, estudantes e técnicos, uma compreensão facilitada de todos os requisitos técnicos aplicáveis aos diferentes edifícios e às suas instalações.

Continuar a ler

Ficha Técnica

ISBN: 9789892059006

Edição

183 páginas

A265 x L210 mm

Capa mole

Preço

€ 34.50
+
-

— € 34.50 —

Segurança Contra Incêndio em edifícios - Vol. 1

Uma obra com uma acentuada componente pedagógica que visa proporcionar aos leitores, estudantes e técnicos, uma compreensão facilitada de todos os requisitos técnicos aplicáveis aos diferentes edifícios e às suas instalações.

Capítulo 1

No primeiro capítulo da publicação apresentam-se os principais conceitos que são atinentes à segurança contra incêndio de edifícios (SCIE) e que possibilitam a descodificação e a leitura do seu conteúdo. Trata-se de uma espécie de chave de símbolos que permite ler e interpretar o conteúdo de um projecto. Deste modo, são discriminados e escalpelizados os seguintes conceitos fundamentais de SCIE: utilizações-tipo, altura de uma utilização-tipo, plano de referência, categorias de risco, reacção ao fogo, resistência ao fogo, unidade de passagem, área útil e índice de protecção de equipamentos eléctricos.

Capítulo 2

No capítulo seguinte são ilustradas as condições exteriores comuns aplicáveis a edifícios e recintos, sistematizadas de acordo com a seguinte sequência:

  • Vias de acesso;
  • Acessibilidade às fachadas;
  • Limitações à propagação do incêndio pelo exterior;
  • Edifícios em confronto;
  • Reacção ao fogo dos revestimentos exteriores;
  • Paredes de empena e coberturas;
  • Abastecimento dos meios de socorro.

Capítulo 3

No capítulo 3 é dedicado às disposições contidas no Título III do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios, excepto às aplicáveis aos locais de risco, vias de evacuação e câmaras corta-fogo. Os temas são abordados tendo em atenção a seguinte ordem:

  • Resistência ao fogo dos elementos estruturais;
  • Coexistência de utilizações-tipo distintas;
  • Compartimentação geral corta-fogo;
  • Pátios interiores;
  • Elevadores;
  • Canalizações e condutas;
  • Escadas mecânicas e tapetes rolantes.

Capítulo 4

O capítulo 4 aborda as disposições relativas aos locais de risco e às vias de evacuação. Nas páginas iniciais são explanados os conceitos que estão subjacentes à divisão dos edifícios em locais e vias, bem como à concepção destas últimas. Seguidamente são graficadas as exigências regulamentares aplicáveis aos locais de risco A, B, C, C+, D, E e F, sistematizando a informação que se encontra dispersa pelos diferentes diplomas legais em vigor. A última parte do capítulo trata das vias de evacuação horizontais e verticais, bem como das câmaras corta-fogo. O conjunto destas apresentações temáticas pretende reunir todos os requisitos por assunto para que o consultante do manual não tenha que ?saltitar? entre as páginas dos textos legislativos à procura de pormenores que por vezes passam despercebidos.

Capítulo 5

Na última parte do livro são representadas as exigências aplicáveis às instalações técnicas, a saber: instalações de energia eléctrica, instalações de aquecimento, evacuação de efluentes de combustão, ventilação e condicionamento de ar, ascensores e líquidos e gases combustíveis. Para facilitar a interpretação das disposições regulamentares são explicitadas, com recurso a ?pranchas?, as disposições referentes às fontes centrais de energia de emergência, centrais térmicas e cozinhas isoladas.

Patrocínios

Apoio à divulgação