ISBN 9789892059006 JUN 2017
Uma obra com uma acentuada componente pedagógica que visa proporcionar aos leitores, estudantes e técnicos, uma compreensão facilitada de todos os requisitos técnicos aplicáveis aos diferentes edifícios e às suas instalações.
184 Páginas 210 x 265mm Capa mole
No primeiro capítulo da publicação apresentam-se os principais conceitos que são atinentes à segurança contra incêndio de edifícios (SCIE) e que possibilitam a descodificação e a leitura do seu conteúdo. Trata-se de uma espécie de chave de símbolos que permite ler e interpretar o conteúdo de um projecto. Deste modo, são discriminados e escalpelizados os seguintes conceitos fundamentais de SCIE: utilizações-tipo, altura de uma utilização-tipo, plano de referência, categorias de risco, reacção ao fogo, resistência ao fogo, unidade de passagem, área útil e índice de protecção de equipamentos eléctricos.
No capítulo seguinte são ilustradas as condições exteriores comuns aplicáveis a edifícios e recintos, sistematizadas de acordo com a seguinte sequência:
No capítulo 3 é dedicado às disposições contidas no Título III do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios, excepto às aplicáveis aos locais de risco, vias de evacuação e câmaras corta-fogo. Os temas são abordados tendo em atenção a seguinte ordem:
O capítulo 4 aborda as disposições relativas aos locais de risco e às vias de evacuação. Nas páginas iniciais são explanados os conceitos que estão subjacentes à divisão dos edifícios em locais e vias, bem como à concepção destas últimas. Seguidamente são graficadas as exigências regulamentares aplicáveis aos locais de risco A, B, C, C+, D, E e F, sistematizando a informação que se encontra dispersa pelos diferentes diplomas legais em vigor. A última parte do capítulo trata das vias de evacuação horizontais e verticais, bem como das câmaras corta-fogo. O conjunto destas apresentações temáticas pretende reunir todos os requisitos por assunto para que o consultante do manual não tenha que “saltitar” entre as páginas dos textos legislativos à procura de pormenores que por vezes passam despercebidos.
Na última parte do livro são representadas as exigências aplicáveis às instalações técnicas, a saber: instalações de energia eléctrica, instalações de aquecimento, evacuação de efluentes de combustão, ventilação e condicionamento de ar, ascensores e líquidos e gases combustíveis. Para facilitar a interpretação das disposições regulamentares são explicitadas, com recurso a “pranchas”, as disposições referentes às fontes centrais de energia de emergência, centrais térmicas e cozinhas isoladas.